Tuesday, June 27, 2017

User Login

Site Search


Warning: include(/home/anti/public_html/wp-content/themes/platoon/searchform.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/anti/public_html/wp-content/themes/platoon/tabber.php on line 53

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/anti/public_html/wp-content/themes/platoon/searchform.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/anti/public_html/wp-content/themes/platoon/tabber.php on line 53

O Alistamento

Posted by Sidnei On novembro - 8 - 2011

O Alistamento

O processo de seleção foi iniciado em 1990, ano de nosso alistamento, e incluiu uma série de exames, onde foram analisadas as condições de saúde, a aptidão física, a situação socio-econômica, a capacidade intelectual e o estados psicológico e moral dos candidatos.

Alguns meses após o alistamento, fomos todos convocados a fim de comparecer À Praça Conde de Parnaíba, onde em amplo terreno arborizado, ergue-se o Instituto Borges de Artes e Ofícios, que foi construído com projeto de Ramos de Azevedo.

Inaugurado em 1924, o Instituto deve sua criação a Joaquim Bernardes Borges, falecido em Portugal depois de ter residido, por vários anos, em Itu, quando fez doação do terreno para a Santa Casa de Misericórdia da cidade, com a condição de fundar e administrar, perpetuamente, o Instituto Borges de Artes e Ofícios. Anualmente o Regimento Deodoro faz uso de suas instalações para fins de triagem de seleção dos conscritos.

Instituto Borges de Artes e Ofícios - ITU - SP

Instituto Borges de Artes e Ofícios - ITU - SP

 

Me lembro até hoje, estávamos nós no Instituto Borges, onde os praças separaram todos os conscritos em dois grupos, os que haviam estudado até a sexta série do ginásio e outro grupo com aqueles que tinham estudo a partir da sétima série ginasial. Ninguém ali sabia o que ia acontecer, todos estávamos temerosos e a maioria esmagadora não queria ir para o quartel. Depois de algumas horas veio a surpresa: o sortudos do primeiro grupo haviam sido dispensados.

O Exame Médico deu-se em meados de julho de 1990, lembro que era muito cedo e o fazia um frio cortante! Então um sargento mandou que todos ficassemos do jeito que haviamos nascido, ou seja, nus (pelados mesmo). Como podemos observar na foto as classes do Instituto Borges são altas e têm amplas janelas as quais, no dia do exame médico, por sacanagem, estavam todas abertas para que o vento gelado pudesse entrar. Quando terminaram os exames todos estávamos a ponto de congelar.

A única hora que alguém conseguiu dar risadas foi quando, por distração, alguns conscritos esqueceram de tirar o relógio, as pulseiras e colares, e o sargento perguntou se eles havam nascidos com aqueles apetrechos? Fora isso a única coisa de que me lembro era do gélido vento soprando.

Alguns meses depois fizemos teste psicotécnico, teste de aptidão e a famosa “entrevista”; onde cada um “arranjava” uma desculpa para não pegar o quartel ou melhor para que o quartel não o pegasse. Lembro que teve gente que matou o pai, a tia, o papagaio pra dizer que era arrimo de família. Tiveram outros que inventara, doenças cardíacas, etc. Mas como fomos entrevistados por oficiais experientes, que faziam a triagem dos conscritos que seriam ou não incorporados no ano seguinte, não teve escapatória. Alí, naquele momento, estava sendo selado o nosso futuro e os nossos destinos estavam sendo cruzados.

Regimento Deodoro - ITU - SP

Regimento Deodoro - ITU - SP

A cada etapa, o contingente ia sendo reduzido, até que foram escolhidos os 170 rapazes para deveriam apresentar-se na 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea – Praça Duque de Caxias, 284 – segunda-feira dia 04 de fevereiro de 1991 – 06 horas e 30 min.

Por : SD – 706 – Airton

Add A Comment

You must be logged in to post a comment.